terça-feira, 29 de março de 2011

Conjugando o Brasil

              O cartunista Orlandeli faz uma critica e um alerta a toda sociedade.
              Pois de modo geral o delinquente de hoje é o estudante que abandonou a escola ontem. Enquanto cada cidadão não assumir a Educação como algo que diz respeito a todos, o futuro continuará sendo conjugado como na charge acima.
              Quando fechamos nossos olhos enquanto nossas crianças ficam sem estudar, estamos dando-as de presente ao mundo da marginalidade.
              São inúmeros os motivos que levam à evasão escolar, mas talvez o mais preocupante seja a incapacidade da escola em manter o aluno interessado, em grande parte isso se deve ao sucateamento da Escola Pública.
              Todos nós desejamos uma sociedade mais justa, com segurança e menos desigualdades. Acredito que a educação é a ferramenta para conquistarmos esse desejo.
              Infelizmente, os representantes do poder público que deveriam defender nossos direitos não se mostram interessados em realmente melhorar a situação da Educação Pública. Enquanto continuarmos apenas reclamando entre nós mesmos, dentro de nossas casas, nada mudará. Pois para os políticos, basta que os números melhorem, não importando se nossos estudantes estão realmente aprendendo. Os índices crescentes de aprovação, ano após ano, não mentem; analfabetos funcionais são ótimos eleitores para esse tipo de político que temos aos montes por aí.

segunda-feira, 28 de março de 2011

Arquivos

Arquivo AtivoArquivo Inativo
A disposição dos móveis da secretaria do Colégio Pe. Wistremundo é muito bem elaborada. Considerando que não se trata de um colégio antigo, seu arquivo inativo é pequeno cabendo dentro da própria secretaria. Desta forma o acesso é bastante facilitado, como podemos ver na segunda imagem. A localização da pasta do aluno é feita de forma numérica indexada a uma relação alfabética. Desta forma, primeiramente localiza-se o aluno pelo pré nome na lista index e de posse do seu número, busca-se a pasta no arquivo inativo.

O arquivo ativo está organizado dentro de três armários que ficam ao lado esquerdo do arquivo inativo facilitando também a consulta constante, conforme vemos na primeira imagem. A organização do arquivo ativo é feita através das turmas ordenadas alfabeticamente. As turmas, por sua vez, tem seus alunos organizados de forma alfa numérica. Cada aluno conta exclusivamente com um número de cadastro intitulado de CGM Cadastro Geral de Matrícula, número este, comum em todo o Estado do Paraná.

Mais a baixo podemos ver uma imagem em 360° do ponto de vista da mesa na qual trabalho. Percebe-se ao lado oposto dos arquivos ativo e inativo um armário com quatro portas onde se organizam os livros ata, os cadastros de professores, documentos recebidos e expedidos, relatórios finais além do material de uso comum.

sábado, 26 de março de 2011